Pesquisar neste blog

12/02/2014

A Exclusão - Bert Hellinger






“Tudo aquilo de que me lamento ou queixo, quero excluir. Tudo aquilo a que aponto um dedo acusador, quero excluir. A toda a pessoa que desperte a minha dor, estou a exclui-la. Cada situação em que me sinta culpado, estou a exclui-la. E desta forma vou ficando cada vez mais empobrecido.

O caminho inverso seria: a tudo de que me queixo, fito e digo: sim, assim aconteceu e integro-o em mim, com todo o desafio que para mim isso representa. E afirmo: irei fazer algo com o que meaconteceu. Seja o que for que me tenha acontecido, tomo-o como a uma fonte de força.

É surpreendente o efeito que se pode observar neste âmbito. Quando integro aquilo que antes tinha rejeitado, ou quando integro aquilo que é doloroso para mim, ou que produz sentimentos de culpa, ou o que quer que me leve a sentir que estou a ser tratado de forma injusta, o que quer que seja… quando tento incorporar tudo isso, nem tudo cabe em mim. Algo fica do lado de fora. Ao consentir plenamente, somente a força é internalizada. Tudo o resto fica de fora sem me contaminar. Ao invés, desinfecta, purifica-me. A escória fica de fora, as brasas penetram no coração.”



Bert Hellinger


In “Un Largo Camino” Editora: Alma Lepik, Buenos Aires Tradução a partir do castelhano por Eva Jacinto


Complemento:

"O que excluímos nos persegue com outra vestimenta, se manifesta de outro jeito. 
Em contrapartida, pode escurecer o que já cumpriu seu ciclo e sua missão.
O que permitimos cede.
O que toleramos e transitamos cumpre sua função e assim perde energia e nos faz mais fortes".

(Joan Garriga - Viver em Alma)

4 comentários:

  1. Tenho interesse de modo particular pelo tema.

    ResponderExcluir
  2. Ola Edneide - trata-se de uma reflexão de Bert Hellinger - mas ele aborda longamente esta temática em seus livros. Você encontrará muita coisa nos livros: O Amor do Espírito ; As Ordens do Amor

    ResponderExcluir
  3. Gratidão de coração. Luz, Amor e Cura. Namastê

    ResponderExcluir