Pesquisar neste blog

24/05/2011

A Morte e o Ser



"Por trás da luta contra a morte atua a idéia de que a vida é o que ha de mais elevado. Mas de onde vem a vida? Aquilo de onde ela vem deve ser maior do que ela. A vida pertence a algo maior, de onde ela vem. A esse algo maior damos um nome simples. Podemos denomina -lo o SER. É o que fundamenta tudo o que é, o que permanece. Por trás de toda impermanência existe um Ser que permanece, onde voltam a cair os que morrem. O Ser é maior do que a vida e a morte.

Quando uma pessoa recai nesse Ser, não importa que ela tenha dois meses ou oitenta anos. No Ser, tudo é igual. Por isso é muito superficial pensar que quem viveu mais tempo ganho e quem morreu cedo perdeu. Isso não faz justiça a grandeza do que atua em tudo.Quem tem essa imagem pode lidar com a vida e a morte mais serenamente. E todos podem lidar com isso mais serenamente: os doentes os terapeutas, os familiares. 

A vida é uma dádiva.Mas não é algo que possamos segurar ou levar conosco, longe disso. Não podemos segura-la nem levá-la conosco. No final, permanece o puro Ser." 


Bert Hellinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário